Conheça os principais benefícios que a automação pode oferecer para toda a operação e comece a implementar este sistema no seu ponto de venda

Os processos que envolvem a operação de um supermercado são muitos e todos eles demandam tempo e esforço dos colaboradores seja qual for a sessão da loja. Com a tecnologia atual, muitas redes começaram a investir na automação para diminuir erros e burocracias, ter maior controle sobre a operação da loja e otimizar o tempo de tarefas realizadas pelos colaboradores.

Apesar de já estar presente nos supermercados desde que foi implantada a leitura de código de barra no caixa, a automação da operação inclui também o mapeamento do comportamento de compra do cliente. Desta maneira as lojas passaram a oferecer produtos de acordo com o perfil de cada consumidor.

Diferente do senso comum, a automação pode ser implementada em fases, o que diminui os custos e traz retornos positivos no curto prazo. Outra motivação para que a sua loja esteja integrada ao modelo de automação é a demanda do consumidor por lojas dinâmicas e processos bem definidos através de softwares e ferramentas tecnológicas.

A automação das lojas tem como objetivo principal diminuir o tempo e o trabalho necessário para algumas atividades da operação, além de promover a redução de custos desnecessários. Neste artigo, a APAS Show mostra alguns dos principais benefícios da automação em supermercados:

Diminuição de erros na operação

A principal característica da automação em supermercados é reduzir erros no sistema desde o recebimento até o momento da venda de produtos. A automação consegue calcular o valor exato do produto e evitar erros que afetam diretamente o faturamento, principalmente, porque nos supermercados a margem de lucro é pequena. Além disso, os processos automatizados ajudam a descobrir erros mais rapidamente e evita que eles se repitam.

Menos burocracia

O estoque dos supermercados precisa de acompanhamento constante e nada melhor do que automatizar e integrar os processos que envolvem esta parte tão importante da operação supermercadista. Esta é a oportunidade ideal para melhorar a integração na loja e aumentar tanto a velocidade quanto a produtividade desses processos. Desta maneira, a rede consegue obter um controle maior das notas fiscais e de todo o sistema financeiro. 

Maior controle sobre a operação

A automação supermercadista ajuda na integração dos sistemas e facilita o acesso a planilhas e gráficos com os dados da operação em tempo real. Os softwares disponíveis tornam o acompanhamento mais ágil e influenciam diretamente em decisões mais assertivas dos gestores.

Otimização da equipe

A produção dos colaboradores de um supermercado ganha mais volume quando os processos de toda a equipe estão automatizados. O tempo de realização de tarefas passa a ser menor, já que a automação agiliza o registro e mostra o desempenho delas com maior precisão. Dessa forma, o gestor economiza tempo e recursos financeiros que podem ser investidos em áreas com maior necessidade.

Fonte: APASHOW

 

Siga-nos nas redes sociais.

Share This
WhatsApp Fale conosco